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22 de março de 2024

9 DICAS PARA COMPRAR UMA EMPRESA OU FAZER UM M&A

Comprar uma empresa, fazer uma M&A (Fusão ou Aquisição) que já está ativa e em operação no mercado pode ser uma excelente opção, porque o investidor vai ser poupado de um trabalho árduo de estabelecer um novo negócio, posicionar sua marca, fechar contratos, desenvolver produtos, etc.. Uma empresa já existente, se estiver estável em suas operações, pode, ainda, ser considerada uma forma de menor risco, pois traz junto dela uma carteira de clientes, equipe habilitada, histórico de lucros e ponto comercial já estabelecido.

É claro que adquirir uma empresa se trata de uma decisão que possui inúmeras vantagens. Todavia, existem alguns aspectos importantes sobre os quais o comprador deve ponderar antes de tomar uma decisão mais sóbria acerca da compra da empresa ou de uma fusão com outro grupo (M&A, Merger and Acquisition) que tem em vista.

Quer saber quais? Continue acompanhando, pois vamos listar 5 DICAS

PARA COMPRAR UMA EMPRESA OU UMA FUSÃO:

1 – Analise suas habilidades e afinidades com o setor

É essencial que você saiba a fundo sobre o segmento de atuação da empresa e analise, sincera e completamente, se tem as habilidades necessárias para lidar com ele. Afinal, há demandas e responsabilidades diferentes em cada tipo de negócio. Você deve escolher preferencialmente o nicho em que você já tem conhecimentos e com o qual possa lidar muito bem ao comprar uma empresa.

Saiba, ainda, que se o negócio for preponderantemente operacional, você não terá a influência para fazer grandes mudanças, porque elas podem afetar os clientes atuais e sua reputação no mercado. Portanto, você deve estar preparado também para ajustar-se ao estilo atual do negócio. Continue acompanhando nossas dicas para comprar uma empresa.

2 – Veja se há dívidas em nome da empresa e realize uma DD (Due Diligence)

É muito importante verificar se existem tributos atrasados, dívidas com instituições financeiras, financiamentos não quitados de equipamentos e maquinário, entre outros débitos ao comprar uma empresa operação. O passivo pode ser tão grande que, mesmo que a empresa produza um bom retorno com seus produtos ou serviços, não valha a pena adquiri-la. Ou que, pelo menos, faça valer a pena uma negociação melhor. Veja as demais dicas para comprar uma empresa abaixo.

3 – Avalie a situação dos empregados

Ainda que os colaboradores da empresa sejam bem treinados, pode ser que exista defasagem salarial ou outros problemas, como questões trabalhistas não solucionadas, funcionários não registrados, comissões fora da folha, o dentre outras questões regulamentares. Verifique se existem processos trabalhistas em andamento, se o recolhimento fiscal está em ordem, como está a operacionalidade dos setores. Afinal, quem compra uma empresa ou faz uma fusão quer colher resultados e não ter dores de cabeça.

4 – Descubra o motivo que levou o atual proprietário a sair do negócio

Muitas podem ser as razões que levam um empreendedor a deixar seu negócio. Ele pode estar sem paciência de continuar naquele ramo ou deseja se aposentar, não tem herdeiros para dar continuidade ao empreendimento ou, simplesmente, não acredita mais naquele ramo. Deve-se levar em conta que o atual proprietário conhece bastante sobre sua empresa e sobre o ramo de atuação e você tem que reconhecer o que verdadeiramente está acontecendo com aquilo que ele levou anos para construir. Isto pode ser crucial para sua decisão de comprar ou não a empresa. Caso a operação escolhida seja um fusão (M&A), pontos como % de participação, estruturação do CA (Conselho Administrativo), distribuição de lucro, dentre outros são fundamentais pré M&A.

5 – Cheque detalhadamente a situação fiscal e trabalhista da empresa antes de comprar uma empresa em operação.

Quem comprar uma empresa em funcionamento assume toda a responsabilidade fiscal do proprietário anterior, mesmo que mude o CNPJ do negócio. Impostos, contribuições, taxas, questões trabalhistas, tudo é herdado se a empresa continuar no mesmo segmento e mesmo local. Por isso, é extremamente importante checar a papelada minuciosamente. Solicite certidões negativas dos últimos anos, analise todos os recolhimentos e vínculos trabalhistas e cheque se a empresa tem alguma dívida com fornecedores, incluindo o contrato do aluguel. Não esqueça, ainda, de verificar se o estabelecimento teve problemas com antigos funcionários. Enfim, levante todo o histórico da atividade empresarial. Com certeza algumas surpresas aparecerão ao longo do tempo, mas quanto maior for essa investigação, menores serão os problemas futuros, não é mesmo?

Perceba se quem está vendendo a empresa disponibiliza as documentações sem resistência. Se algo não estiver transparente, é mau sinal!

6 – Busque informações além da papelada

Existem problemas que não estão no “papel”. São informações que podem passar em branco no momento da compra de uma empresa, mas que depois podem atrapalhar totalmente o negócio. Procure saber os reais motivos de a pessoa vender o negócio e verifique se alguma mudança regulatória está por vir ou mesmo alterações de benefícios fiscais por exemplo.

Converse com os clientes, fornecedores e alguns colaboradores chaves e verifique se algo que possa afetar a rentabilidade do negócio está por vir, como uma mudança no mercado, por exemplo. Assim certifique-se de todos os detalhes antes de comprar uma empresa em funcionamento ou fazer um M&A (Fusão e Aquisição)

7 – Leia e releia o contrato compra e venda (SPA), não assine nada antes de consultar um especialista no setor.

Você precisa estar por dentro de todas as regras do jogo. Analise cada entrelinha do contrato de compra e venda de empresa (SPA, Share Purchase Agreement) que será firmado entre as partes. Tire dúvidas, entenda o que significa cada cláusula, pois o contrato é o respaldo jurídico para estabelecer os direitos e deveres das partes após o M&A (Fusão e Aquisição). Caso este contrato não seja estudado com atenção, depois não adianta dizer que não tinha visto algum item.

8 – Organize um processo de transição

Organizar um processo de transição após o M&A (Fusão e Aquisição) é uma das nossas dicas para comprar uma empresa que deve ser bem estudada e assim deve-se elaborar um planejamento para a sucessão empresarial, ou seja, o intervalo de tempo em que o proprietário anterior deixará a empresa, até que você se familiarize com a clientela e com as operações do negócio. Este período de transição pode ser de algumas semanas ou de vários meses, dependendo do tamanho da empresa. Tente discutir sobre a ocasião com o vendedor, antes de tomar qualquer decisão final sobre o negócio.

9 – Faça uma Avaliação da Empresa (Valuation)

Antes de bater o martelo, faça uma Avaliação da Empresa (Valuation) para saber se o preço exigido é justo, e se o retorno do capital investido será o esperado. Neste momento a grande dica é contratar um especialista para fazer a Avaliação da Empresa.

Além disto, verifique se o SPA (contrato de compra e venda de empresas) envolve a compra de equipamentos e veículos da empresa, dentre outros ativos, se o contrato de locação esta válido, ou se exige alteração após uma venda da empresa, se contratos com os principais clientes tem prazo, dentre outros pontos fundamentais.

É preciso avaliar a qualidade da infraestrutura da empresa, se industrial por exemplo, e, para isso, vale chamar técnicos no assunto que poderão lhe dizer com mais precisão as condições dos bens, as previsões de reparos, enfim, tudo o que precisa entrar no orçamento. Além dos aspectos de qualidade, verifique também se eles estão todos pagos ou ainda faltam parcelas a serem quitadas.

Lembre-se, ao adquirir uma empresa ou fazer uma operação de M&A (Merger and Acquistion), é essencial compreender que esse processo é significativamente mais complexo do que a compra de um imóvel por exemplo. Diferente de uma transação imobiliária, que envolve principalmente a avaliação do bem físico, a compra de uma empresa requer uma análise profunda de aspectos financeiros, contábeis, jurídicos, e operacionais. Erros ou omissões podem resultar em prejuízos substanciais e comprometer o retorno do investimento. Por isso, contar com um assessor especializado em M&A é crucial para garantir que todas as etapas sejam conduzidas com expertise, identificando riscos ocultos e assegurando uma negociação justa e vantajosa.

Escrito por: Franklin Tomich

Especialista em compra e venda de empresas e assessoria em M&A (fusões e aquisições)

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