16 de maio de 2016
A Liquigás, distribuidora e comercializadora de botijão de gás da Petrobrás, que vende 1,6 milhão de toneladas ao ano, começou a receber propostas de aquisição nos últimos dias, propostas estas enviadas ao Itaú BBA, que faz a assessoria na venda dos ativos e tem expectativa de selecionar os principais interessados dentre os próximos 45 dias.
Com o negócio avaliado entre 1,2 e 1,5 bilhão os grupos Ultragaz, Supergasbras e a Copagaz despertaram interesses nas últimas semanas.
Hoje o marketshare do setor está dividido conforme abaixo:
1 – Ultragaz – 23,11%
2 – Liquigás – 22,61%
3 – Supergasbras – 20,42%
4 – Copagaz – 8,19%
Para o mercado a venda da empresa Liquigás faz todo sentido para Petrobrás uma vez que este business não é foco principal da petroleira e a mesma enfrenta dificuldades financeiras e falta de investimentos.
A Liquigás foi comprada pela Petrobras, por meio da BR Distribuidora, em 2004, da italiana Ente Nazionale Idrocarburi (Eni). Foram pagos US$ 450 milhões e a operação não envolvia apenas o negócio de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), do qual os italianos tinham 21,4% do mercado brasileiro. Incluiu os ativos de lubrificantes e uma rede de 1.600 postos de combustíveis em dez estados que incluía as marcas Ipê, Companhia São Paulo, Hora Extra e Shop Bar e o licenciamento da marca Agip.
Adicionado por: Franklin Tomich
Fonte: O Estado de S.Paulo, Valor e Exame