Posts

Lider mundial em intermediação de compra e venda de empresas, fusões e aquisições.

19 de abril de 2016

GP Investments decidiu comprar (M&A) a empresa World Kitchen (28% da participação), dona da Pyrex

A GP Investments Acquisition (GPIAC), fechou acordo para comprar a empresa fabricante de utensílios domésticos World Kitchen com valor definido de US$ 566 milhões, onde foi considerado o preço de 10 dólares por ação, o que daria um múltiplo de 7.2x o EBITDA de 2016 (projetado) de 78 milhões, em nova operação de M&A (Merger and Acquisitions, ou Fusões e Aquisições).

Após concluir transação a jurisdição será transferida das Ilhas Cayman para o estado de Delware nos Estados Unidos.

A nova divisão societária, após o M&A,  será de 28% para GP Investments Acq. e os atuais proprietários da World Kitchen com 20%.

A aquisição será feita por meio de um pagamento em dinheiro e também da emissão de 6,5 milhões de ações ordinárias da GPIAC, que serão repassadas aos acionistas da World Kitchen a um preço de 10 dólares.

A parcela em dinheiro será obtida com recursos captados na oferta pública inicial da GPIAC e na emissão de cerca de 5 milhões de novos papéis da empresa, além da contração de uma dívida de 275 milhões de dólares com o Citigroup e o BMO Capital Markets, também por parte da GPIAC.

A operação de M&A (Fusão e Aquisição) deve ser concluída em julho a World Kitchen é dona de marcas como Pyrex, Corelle, Corningware, Snapware, Baker’s Secret, Chicago Cutlery e Vintage Charm.

Com 300.000 empregados, a aquisição da World Kitchen vai ser feita com parcela em dinheiro após emissão de 5 milhões de novos papéis e contratação de 275 milhões de dólares de dívidas.

E o que é M&A (Fusões e Aquisições)

M&A, sigla para “Mergers and Acquisitions” (Fusões e Aquisições), refere-se ao processo de combinação de duas ou mais empresas em uma única entidade (fusão) ou à compra de uma empresa por outra (aquisição). Essa estratégia é amplamente utilizada no mundo corporativo como uma forma de expandir operações, obter novas tecnologias, acessar novos mercados ou ganhar vantagem competitiva. M&A envolve uma análise detalhada dos aspectos financeiros, operacionais e legais das empresas envolvidas, e a transação pode ser amigável ou hostil, dependendo da aceitação das partes.

Para grandes empresas, M&A é estratégico porque permite crescimento rápido e eficiência. Ao adquirir uma concorrente ou se fundir com outra companhia, a empresa pode aumentar sua participação de mercado, eliminar competidores ou diversificar seus negócios. Além disso, pode gerar sinergias que resultam em economias de escala e otimização de recursos. Em um ambiente econômico globalizado e competitivo, as fusões e aquisições tornam-se uma ferramenta importante para assegurar a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo das grandes corporações.

Adicionado por: Franklin Tomich

Especialista em M&A (Fusões e Aquisições) e consultoria para compra e venda de empresas.

Fonte: Globe News Wire (Nasdaq)

Confira nossas oportunidades de negócios