4 de janeiro de 2021
A fusão (M&A, Merger and Acquisitions) de duas gigantes do setor automotivo, criará a Stellantis, grupo criado pela fusão da ítalo-americana Fiat Chrysler e do grupo francês PSA, dono das marcas Peugeot e Citroën. O novo grupo será o 5º maior grupo do mundo, em quantidade de venda de carros, com aproximadamente 8,7 milhões de unidades vendidas, ficando atrás apenas Grupo Volkswagen, Toyota e da Renault-Nissan Alliance.
O valor de mercado combinado das duas montadoras é de 62,7 bilhões de dólares (~R$ 334 bilhões), com faturamento combinado na casa 170 bilhões de euros, algo em torno de R$ 1,1 trilhão de reais. Pela receita, a nova empresa gerada pela fusão (M&A, Merger and Acquisition) das duas companhias, vai assumir o terceiro posto no setor.
A fusão (M&A) já havia sido anunciada no final de 2019 e as empresas passaram o último ano em busca de aprovações para o negócio. Hoje, 4 de janeiro, os acionistas das duas empresas se reuniram para votar pela aprovação da fusão.
A estimativa anual em redução de despesas e custos com as sinergias, após a operação de M&A, são estimadas em quase 6 bilhões de dólares (~32 bilhões de reais), segundo o mercado.
A palavra Stellantis tem suas raízes no verbo latino stello que significa “iluminar com estrelas. O nome Stellantis será usado exclusivamente como uma marca corporativa, enquanto os nomes e logotipos das marcas constituintes do grupo permanecerão inalterados após a conclusão do acordo de fusão.
O grupo será composto por mais de 18 marcas, dentre elas a Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Dodge, DS, Fiat, Jeep, Ram e Vauxhall.
Escrito por: FT News, tudo sobre venda de empresas e M&A (Fusões e Aquisições)
Data: 4 de janeiro de 2021
Fontes: The Detroit News, Business Insider, Bloomberg.